A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deve anunciar nos próximos dias que a proibição de novos reajustes anuais e por mudança de faixa etária também valerá para os planos e seguros de saúde que já tiveram aumento em qualquer mês deste ano. Segundo uma fonte que acompanha as negociações, os boletos desses planos voltarão a trazer os valores anteriores ao aumento. Isso vai valer para os meses de setembro a dezembro. As mensalidades pagas com valores reajustados, no entanto, não serão ressarcidas aos consumidores.
Com a mudança, a decisão de suspender reajustes até dezembro valerá para todos os 46,7 milhões de usuários da saúde suplementar, independentemente do mês do aniversário do contrato.
Na proposta divulgada pela ANS, apenas os contratos com aniversário entre setembro e dezembro e os usuários que mudarem de faixa etária nesse período deixariam de ter o aumento. Com isso, a suspensão beneficiaria pouco mais de 30% dos clientes de planos de saúde. A preocupação com a judicialização e a pressão do Congresso e de entidades de defesa do consumidor teriam levado a agência a rever os termos da decisão.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras