Assembléia Legislativa cria grupo de trabalho sobre transporte fluvial no Amazonas

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Regulamentação, infraestrutura e segurança para o transporte fluvial de passageiros e carga no Amazonas, foi o tema de Audiência Pública de ontem (20), na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) de autoria do deputado estadual Sinésio Campos (PT).

Segundo Sinésio, aproximadamente 2,5 milhões de pessoas utilizam embarcações como meio de transporte e 1,5 milhões de toneladas de cargas gerais chegam a ser deslocadas no Estado. O parlamentar falou ainda que o fluvial é o principal modal de transporte no Amazonas e responsável por abastecimento de 90% dos 62 municípios amazonenses, transportando pessoas, alimentos, cargas e combustíveis.

Durante a Audiência, o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Navegação no Estado do Amazonas, Claudomiro Carvalho, relatou que o transporte fluvial atende diversos aspectos da economia do Amazonas apesar das dificuldades encontradas. ” Precisamos avançar na regulamentação, este é o principal ponto, só então poderemos pensar na segurança jurídica e em como vamos utilizar nossos rios para pesca, transporte escolar e avaliar a estrutura portuária inapropriada”, disse Carvalho.

 

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -