Casca de banana faz bem e é deliciosa: benefícios e como aproveitar

Diversas pesquisas apontam que há desperdício de 30% dos alimentos comprados devido a não utilização de cascas, talos e folhas. Uma das frutas mais consumidas no mundo, a banana, é um clássico exemplo de falta de aproveitamento: embora sua casca seja muito nutritiva, na maioria das vezes é descartada.

Saiba como aproveitá-la:

Benefícios da casca de banana

Dentre os compostos fenólicos presentes na casca da banana, estão flavonoides, carotenoides e vitamina C, os quais possuem características antioxidantes que combatem os radicais livres que prejudicam células saudáveis, levando ao envelhecimento precoce.

A casca de banana ainda é uma boa fonte de fibras, que auxiliam o transito intestinal de modo a contribuir positivamente em casos de diarreia e prisão de ventre.

Ainda por cima, a casca de banana possui fitoesterois (BERTOLINI et al. 2010) responsáveis pelo controle dos níveis de colesterol alto no organismo.

A casca da banana também é rica em taninos, que possuem ação antimicrobiana, anti-inflamatória e analgésica, e estimulam a cicatrização.

Sua composição ainda contém triptofano, um percursor da serotonina – hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer –, além de quantidades elevadas das vitaminas B6 e B12, magnésio e potássio.

Como sugestão de forma de preparo, é possível fazer uma “carne louca” vegana, cujo preparo é semelhante ao tradicional, porém a carne bovina é substituída pela casca de banana cortada bem fina.

Ainda pode-se aproveitar essa parte da fruta em uma caponata com a casca de banana ou no preparo de bolos.

Prefira a versão orgânica

Para o consumo da casca de quaisquer alimentos, é recomendado dar preferência por orgânicos, visto que essa é a parte que mais concentra os agrotóxicos prejudicais à saúde.

Receita de bolo de casca de banana

Ingredientes

  • 2 bananas
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de chá de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 3 xícaras de chá de açúcar de coco ou demerara
  • 3 xícaras de chá de farinha de arroz (para opção sem glúten) ou trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

Lave bem a banana antes de descascá-la em água corrente. Descasque-a e bata no liquidificador junto aos ovos, o leite, a manteiga e o açúcar. Despeje essa mistura em uma vasilha, adicione a farinha e misture bem.

Por último, acrescente delicadamente o fermento, misture e despeje a massa em uma forma untada e esfarinhada. Leve ao forno, em temperatura média, por aproximadamente 30 minutos.

Agora, é só aproveitar!

 

Amazônia sem Fronteiras/ Fonte: ATIVO SAÚDE

- PUBLICIDADE -