Agentes da Polícia Federal do Amazonas, com apoio do Ministério Público Federal (MPF), realizam operação desde as primeiras horas desta quarta-feira (10), em Manaus, cumprindo mandados de busca e apreensão na capital e nas cidades de Manacapuru e Novo Airão.
Entre os alvos da ação está o ex-deputado estadual Orlando Cidade, que tem escritórios de navegação e de criação de peixes em Manacapuru e Novo Airão.
Segundo a PF, na investigação Orlando Cidade é apontado como um dos responsáveis pela cooperativa. Quando exercia o cargo, ele teria atuado em favor de possíveis irregularidades cometidas pela empresa que movimentaria um esquema de pagamento de propina a servidores do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Eles trabalhavam para a obtenção de vistoria fraudulentas.
O cumprimento de mandados ocorre dentro da segunda fase da operação “Arquimedes”, que apura crimes envolvendo servidores públicos federais, autoridades, políticos e empresários. O esquema envolve corrupção e extração ilegal de madeira na floresta amazônica.
Os federais estão em residências e escritórios recolhendo documentações, computadores e outras provas contra os envolvidos em Manaus e nas duas cidades.
Uma cooperativa de piscicultores, agricultores, produtores rurais e extrativistas, que fica também na região metropolitana de Manaus, também foi alvo dos federais.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras