A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, que somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água.
A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso rganismo precisa de 4 litros de água por dia. A água também é usada para preparar mamadeiras, comidas e sucos. Por isso temos que garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina.
Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3 % da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta sua utilização pelo Homem.
CORPO HUMANO
O corpo humano é formado por cerca de 60% de água. Esse líquido tão precioso e imprescindível ainda é essencial para regular a temperatura do organismo e o transporte de substâncias entre as células.
Você sabia que deve-se beber água mesmo sem ter sede? Quando uma pessoa está com necessidade de ingerir água, a primeira informação que chega ao cérebro não é que ela está com sede, mas sim com fome. A sede, propriamente dita, só se manifesta quando o corpo está entrando em processo de desidratação.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras