Os optometristas são profissionais mundialmente reconhecidos, responsáveis por examinar a visão. Eles são profissionais da área da saúde responsáveis pela avaliação primária da saúde visual e ocular, e fornecem informações como manter uma boa saúde e sobre recursos adequados.
Esses profissionais estão capacitados para avaliar as anomalias do estado retrativo, sensório motor perceptual e ocular do paciente através da aplicação de provas não invasivas pertinentes. Também detectam as alterações da acuidade visual, sensibilidade ao contraste, visao cromática, disfunções e alterações da visão binocular e campo visual.
PRINCIPAIS MANEIRAS EM QUE O OPTOMETRISTA PODE AJUDAR
– Os Optometristas testam a visão das pessoas e podem prescrever e aconselhar sobre recursos visuais adequados.
– Detectar sinais de doenças oculares.
– Avaliação do sistema visual (olhos, cérebro e músculos oculares).
– Detectar sinais de problemas gerais de saúde: Identificar sinais detectados dentro dos olhos que podem indicar problemas gerais de saúde, como pressão alta ou diabetes e encaminhar ao especialista médico.
– Os Optometristas tem um vasto conhecimento em todas as coisas relacionadas aos olhos e visão.
– Determinar problemas de refração (como miopia, astigmatismo, visão cansada/presbiopia).
COM QUE FREQUÊNCIA DEVO VISITAR UM OPTOMETRISTA?
É essencial fazer visitas regulares ao optometrista. As consultas são fundamentais para identificar problemas que necessitam de tratamento especializado, como a retinopatia diabética e o glaucoma.
Pessoas diabéticas devem efetuar exames oculares com mais frequência, pois existem potenciais complicações de diabetes, que estão associadas à cegueira. A Organização Mundial da Saúde preconiza que a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo.
Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)