Atividade física regular ajuda a prevenir e controlar diabetes

- PUBLICIDADE -

O Dia Mundial de Combate ao Diabetes (14 de novembro) é uma data de alerta para a importância da prevenção e cuidados com a doença, caracterizada pelo aumento da quantidade de açúcar no sangue, causando complicações no organismo. Segundo a coordenadora de eventos da Fórmula Academia, Roberta Nascimento, os exercícios físicos são importantes no controle e na prevenção ao diabetes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não tem dados sobre a quantidade de diabéticos no Brasil, mas de acordo com a pesquisa Vigitel Brasil 2023, cerca de 10% da população brasileira tem a doença. Além disso, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que mais de 50% da população brasileira nem saiba que tem a doença. Diabetes é uma doença silenciosa, que se desenvolve ao longo do tempo.

A educadora física Roberta Nascimento destaca que a prática regular de exercício físico por portadores de diabetes melhora o controle glicêmico, reduz os fatores de risco cardiovascular e contribui para a perda de peso e aumenta o bem-estar. “Além disso, a atividade física também é importante na prevenção, porque ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o risco de desenvolver a doença”, completa.

A Associação Americana de Diabetes (ADA) recomenda a pessoas com diabetes a prática de pelo menos 150 minutos por semana de atividade física aeróbica de moderada intensidade (entre 50% e 70% da frequência cardíaca máxima). Na ausência de contraindicação, as pessoas com diabetes tipo 2 devem ser encorajadas a realizar treinamento de resistência três vezes por semana, informa a ADA.

Roberta Nascimento recomenda exercícios de baixa e média intensidade, principalmente as atividades aeróbicas como caminhada, corrida, pedalada e natação, com uma frequência de cinco a sete vezes por semana. “Em pessoas com diabetes tipo 1, o exercício físico tem um efeito benéfico inclusive sobre a expectativa de vida. Além disso, pode prevenir o diabetes tipo 2 em pessoas com alto risco para essa doença”, afirma.

Fonte: Três Comunicação
Foto: Divulgação/ Três Comunicação

- PUBLICIDADE -