Belém vai ganhar faixa exclusiva para ônibus. A prefeitura deu início à implantação do BRS, sistema de ônibus rápido, que se caracteriza por faixas exclusivas para ônibus comuns em grandes corredores de tráfego.
O projeto piloto englobará as avenidas José Malcher (da Av. José Bonifácio à Visconde de Souza Franco), Conselheiro Furtado (da Tv. Castelo Branco à Padre Eutíquio) e Tv. Castelo Branco (que servirá de integração entre a Av. José Malcher e a Conselheiro).
Com o novo sistema, a faixa da direita das vias que abrigam o BRS passam a ser exclusivas para ônibus. Nos locais onde há paradas, há permissão para que os ônibus que não precisem fazer embarque e desembarque de passageiros ultrapassem os demais pela faixa imediatamente ao lado, que receberá uma pintura pontilhada, indo para o tráfego misto com os demais veículos e na sequência retornando ao BRS. Aos veículos de passeio só será permitida a passagem pela faixa exclusiva para acesso a garagens e para conversões à direita na via.
Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), o objetivo principal é tornar o corredor de ônibus mais veloz, com o usuário do sistema de transporte público de Belém tendo ganho no tempo de viagem, “mas há também outras vantagens decorrentes disso, como o ganho de espaço nas demais faixas para os veículos comuns, que passam a não mais “concorrer” com os ônibus, que costumam ocupar por vezes até três pistas da via, e também evitar, assim, a queima de paradas, uma prática infelizmente ainda comum exatamente quando os ônibus trafegam longe da faixa da direita”.
Quando a pintura for concluída, será a vez da sinalização vertical ser implantada, para, em seguida, começar uma campanha educativa, antes de se iniciar, de fato, a utilização do BRS e a fiscalização para que ele seja respeitado por ônibus e veículos particulares.
Reportagem: Central de Jornalismo