O tucumã é uma fruta típica da região norte e que tem muitos benefícios para a saúde. Nesta reportagem, o Portal Amazônia sem Fronteiras mostra que essa fruta é fonte de diferentes nutrientes.
A fruta é uma das ricas em ômega 3, um tipo de gordura essencial para o bom funcionamento do organismo que só é obtida através da alimentação. Vale destacar que o ômega 3 ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim no sangue, ajuda a diminuir inflamações e ainda a manter os níveis de glicose estáveis. Por causa disso, estudos comprovam que o tucumã é um grande aliado na luta contra a diabetes.
No caso de frutas e vegetais, a vitamina A está presente na forma de betacaroteno. Quando consumimos essa fruta, o betacaroteno é transformado nessa vitamina.
O Tucumã além do delicioso suco que é possível obter por meio da fruta, ele também é fonte de Vitamina C, nutriente essencial para o Sistema Imunológico e para o emagrecimento. A Vitamina C funciona como antioxidante, barrando algumas doenças, como resfriados e tumores.
Por conter altos níveis de gordura boa, o tucumã é considerado um hidratante poderoso. Além de ser encontrado em diversos cosméticos como hidrantes corporais e máscaras capilares, você ainda pode utilizar a polpa da fruta pura para hidratar o corpo ou o cabelo.
O tucumã é rico em Cálcio que ajuda na construção de ossos fortes e saudáveis, mais também fortalece os dentes, melhora as contrações musculares e até na coagulação sanguínea.
A fruta é rica em fibra, a parte indigesta dos carboidratos, encontrados principalmente em alimentos de origem vegetal como o tucumã. Ele forma uma massa gelatinosa no nosso aparelho Digestivo. Ele transforma os alimentos em massa, facilitando a Digestão e aumentando a absorção de nutrientes. A Fibra ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como a Hipertensão, Colesterol, Diabetes e doenças cardíacas.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras