Caminhadas e trilhas são mais eficientes que boa forma

- PUBLICIDADE -

Sejam históricas, em meio à natureza ou apenas como forma de exercício, as trilhas são excelentes aliadas da saúde.

Corpo e mente precisam estar sempre em equilíbrio, inclusive na terceira idade. Os idosos, por terem mais tempo livre, costumam sofrer mais com sensações de tristeza e abandono. Tudo isso pode ser combatido com trilhas em locais históricos ou em meio à natureza.

Pesquisadores da Universidade College London, no Reino Unido, descobriram que idosos praticantes de exercícios têm três vezes mais chances de envelhecer com saúde, livres de doenças crônicas e degenerativas ou de limitações do movimento. Saiba por que as trilhas podem ser uma excelente atividade.

Benefícios de fazer trilhas vão além da saúde

Não precisa andar muito para sentir os benefícios. Segundo um estudo da Universidade de Stirling, na Escócia, uma simples caminhada rápida por ruas e ambientes arborizados já é eficaz para combater a depressão.

Quando o exercício é feito em meio à natureza, o corpo responde de forma ainda melhor. Na Universidade de Chiba, no Japão, pesquisadores estudaram esse impacto na saúde das pessoas. Entre os resultados da investigação, eles descobriram que o corpo responde diminuindo a pressão e melhorando os níveis de glóbulos brancos, quando está num ambiente natural.

Já para o cérebro, as trilhas e as caminhadas impactam diminuindo a ansiedade e o ritmo de atividade mental. Segundo cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, as atividades físicas praticadas em meio à natureza relaxam, aliviam o estresse e melhoram o funcionamento do sistema nervoso.

Conheça locais para fazer trilhas incríveis em Manaus

Em qualquer parte do mundo, é possível encontrar natureza para se aventurar em trilhas. No Brasil, esses ambientes naturais são ainda mais abundantes, e nosso país é riquíssimo em ecoturismo. Pernambuco, por exemplo, é o estado que administra Fernando de Noronha, uma ilha famosa por suas belezas paradisíacas.

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco, em 2014, descobriu que os idosos acima de 61 anos são responsáveis por cerca de 5% dos visitantes do local, um aumento de 10%, se comparado a 2012.

Essa busca pela qualidade de vida resulta em uma terceira idade que compartilha experiências e vivências com outros idosos, além de ter maior longevidade. Confira algumas opções de trilhas e caminhadas.

Trilha histórica

Esse tipo de trilha percorre locais históricos de uma cidade. Não é necessariamente feita em meio à natureza, mas, como permite conhecer nossa cultura local, também ajuda no combate ao estresse. Em Fernando de Noronha, ela começa na Vila dos Remédios e vai até as praias.

Trilha no mato

O tipo mais comum de trilha é feito no meio do mato, como que desbravando espaços pouco conhecidos. Existem lugares que são especiais para idosos; eles promovem a caminhada em clubes e campings ao redor do país. Em Manaus, temos o Bosque da Ciência, Parque do Mindú, Museu da Amazônia e entre outros lugares da nossa linda cidade.

Caminhada na praia

Na cidade de Manaus a praia mais acessível para caminhada é a praia da Ponta Negra onde funciona a “faixa liberada” nos dias de quarta e aos domingos. Quarta á noite e domingo pela manhã.

Fonte: Vivo mais saúdavel

 

- PUBLICIDADE -