O acessório exige cautela no uso, especialmente se a prática for contínua.
Acessório comum nos guarda-roupas de quem quer esconder as gordurinhas e não deixar as roupas marcadas, a cinta modeladora tem ganhado cada vez mais adeptas no Brasil. Com diversas cores e modelos diferentes – alguns, inclusive, imitando lingeries -, o artifício tem feito a cabeça da mulherada.
No entanto, será que o uso, em especial de forma recorrente, pode trazer algum prejuízo para a saúde? E mais: será que ela, de fato, emagrece? Esclareça suas dúvidas.
Usos da cinta modeladora
Emagrecer, bem, ela não emagrece, mas ajuda a disfarçar um pouco as gorduras aparentes. É o que explica a consultora de imagem Joseanna Fagundes. “Ela deixa o corpo mais firme, delineado, e ajuda a deixar uma postura mais elegante. É uma ótima alternativa, se quiser usar uma roupa clara sem marcar as gordurinhas”, conclui.
Outro uso comum para a cinta modeladora é a correção de postura para o alívio de dores nas costas. Nestes casos, o acessório precisa ser receitado por um especialista – senão, em vez de ajudar, pode piorar o quadro do paciente, causando muitos danos à musculatura do corpo.
É o que adverte o fisioterapeuta Giuliano Martins. Segundo ele, a vestimenta proporciona uma sensação de estabilidade e alívio da dor. Porém, não é recomendado o uso prolongado, pois o corpo acaba se acostumando com essa situação e toda a musculatura da região começa a enfraquecer, podendo até mesmo ficar inativa.
“O acessório é indicado apenas em situações de extrema dor e emergência. O mais correto é sempre buscar ajuda de um especialista da saúde para que problemas maiores não ocorram”, completa o também proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto e diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna).
Seja visando ao lado estético ou ao lado saudável, se você utiliza constantemente a cinta modeladora e percebeu que os músculos das regiões lombar e abdominal estão enfraquecidos, a dica é procurar um fisioterapeuta para ajudá-la na reativação e no fortalecimento dessas áreas.
Outras artimanhas para disfarçar gordurinhas
Agora, se o seu único propósito em usar o acessório é esconder os quilinhos a mais, existem outras maneiras de se fazer isso. A consultora de imagem Joseanna Fagundes aconselha a apostar em peças-chave que permitam diversas combinações.
Ela cita as camisas brancas ou jeans, que não marcam o corpo. Já as blusas com decote em “V” valorizam o colo e alongam o pescoço. Para quem não dispensa um vestido, a dica é o modelo envelope. “ Ao amarrar na cintura, deixa o corpo mais delineado. Você poderá usá-lo em qualquer ambiente, que certamente estará bem vestida”, afirma.
Na hora de usar calça, o melhor é escolher modelagens retas e com um pouco de elastano para facilitar os movimentos. Além disso, elas devem cobrir os tornozelos. Modelos mais curtos deixam você mais baixinha. No lugar das calças capri ou cigarrete, prefira bermudas em tons escuros.
Fonte: Vivo mais Saudável