No verão é preciso ficar de olho na saúde da pele, afinal, é nesta época do ano que corremos em direção à praia ou piscina para pegar aquele solzinho gostoso e dar um upgrade no bronzeado. E o que muita gente não sabe é que não basta apenas caprichar no uso do filtro solar nesta época do ano para fugir do ressecamento, das rugas e da pele “descascada”. Por isso, a dermatologista Daniela Alvarenga, lista agora 10 dicas para deixar a sua pele em dia com a saúde e a beleza – incluindo orientações para usar o protetor de forma mais eficaz! Vamos a elas?
1) Beber bastante água. O ideal é beber entre dois e três litros por dia.
2) Usar filtro solar diariamente. Nunca use um fator menor que 30 FPS. “O filtro deve ser usado mesmo em casa, por causa da incidência do ultravioleta”, afirma Daniela.
3) Aplicar o filtro solar 30 minutos antes da exposição solar. O filtro demora um certo tempo para ser absorvido pela pele e formar um “filme” protetor. “É importante também o uso de chapéu e óculos escuros. O uso de óculos evita o “pé-de-galinha” que se forma ao redor dos olhos por causa da luminosidade”, recomenda a dermatologista.
4) Reaplicar o filtro solar. Reaplique a cada hora e meia ou duas horas, quando estiver em exposição solar, seja ao ar livre, na piscina ou na praia.
5) Hidratar sempre a pele do corpo depois do banho. A exposição solar agride e resseca a pele, daí a importância da hidratação. “Uma boa dica é colocar algumas gotas de óleo de amêndoa doce no creme para aumentar a hidratação”, recomenda Daniela.
6) Lavar o rosto após a praia. Se chegar em casa da praia e não for tomar banho imediatamente, é bom lavar o rosto com o sabonete diário para retirar o excesso de sal, impurezas, suor e filtro solar. “Isso libera os poros da pele do rosto”, ensina a dermatologista.
7) Aumentar a ingestão de alimentos contendo betacaroteno, como cenoura, batata-doce, brócolis, espinafre, tangerina. “O betacaroteno estimula a produção de melanina, o pigmento natural da pele. Ele acaba funcionando como uma proteção intrínsica para o sol. E faz com que a pele fique mais bronzeada também”, recomenda.
8) Cuidar das manchas de pele. As manchas ficam ainda mais intensas no verão, como um efeito bola de neve. Portanto, tratamentos de clareamento e redução de manchas devem, sim, ser feitos no verão mediante acompanhamento médico.
9) Usar água termal. Usar e abusar de água termal no rosto e cabelo, sempre que sair do mar ou da piscina. “E não esquecer de, em seguida, reaplicar o filtro”, diz Daniela.
10) Tratar a pele à noite. Não abrir mão dos tratamentos noturnos com substâncias antioxidantes, hidratantes, regeneradoras e clareadoras para lutar contra os malefícios que o sol acaba trazendo.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras