Durante pronunciamento feito pelo deputado estadual Fausto Jr. (PV) nesta semana, no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), no qual pediu a passagem dos portos e suas gestões para a Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH). Ainda durante o pronunciamento, do deputado Roberto Cidade (PV), sugeriu a concessão dos espaços para a iniciativa privada, visando assim, aproveitar o investimento.
Como base para seu argumento, citou o porto de Itacoatiara (a 180 km de Manaus), com um investimento de R$ 60 milhões, mas com o espaço sendo usado de maneira incorreta pelo poder público. “A minha sugestão é fazermos como o Estado do Pará, que privatizaram portos através de concessão para empresas do ramo, que administram e hoje deixam o local em 100% para o uso da população. ”
Segundo o deputado Roberto Cidade, nenhuma cidade do interior do Estado tem seu porto com 100% de sua utilidade. Atualmente, o deputado é presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade (CTTM) da Assembleia Legislativa do Amazonas.
Reportagem: Jardel Pereira