O diabetes é uma doença silenciosa crônica. Acontece quando pâncreas não produz a quantidade de insulina suficiente ou quando o corpo não consegue utilizá-lo da forma certa.
Boa parte dos casos está relacionado à genética, mas os fatores externos também são responsáveis pelo aparecimento da doença. “Entre os fatores ambientais predominantes está o excesso de peso, alimentação excessivamente rica em açúcares e gorduras, privação crônica de sono e falta de atividade física”, destaca a endocrinologista Flávia Barbosa.
DIABETES TIPO 1
Tem relação com o sistema autoimune. Normalmente esse tipo de diabetes é identificado na infância ou adolescência. As células responsáveis pela defesa do organismo atacam as células saudáveis. “A produção de insulina pelo pâncreas é praticamente nula”, explica a endocrinologista.
DIABETES TIPO 2
Acontece quando o corpo não aproveita a insulina produzida de forma certa. Normalmente esse tipo de diabetes está relacionado ao sobrepeso, obesidade, sedentarismo, triglicerídeos elevados e hipertensão. É mais comum a partir dos 50 anos.
PREVINA O DIABETES
– Adote uma alimentação saudável, controle os doces.
– Pratique atividades físicas
– Mantenha o peso normal
– Monitore o açúcar no sangue
– Evite álcool e cigarro
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras