Diabetes: Mais de 16 milhões tem a doença no Brasil

O diabetes é uma doença silenciosa crônica. Acontece quando pâncreas não produz a quantidade de insulina suficiente ou quando o corpo não consegue utilizá-lo da forma certa.

Boa parte dos casos está relacionado à genética, mas os fatores externos também são responsáveis pelo aparecimento da doença. “Entre os fatores ambientais predominantes está o excesso de peso, alimentação excessivamente rica em açúcares e gorduras, privação crônica de sono e falta de atividade física”, destaca a endocrinologista Flávia Barbosa.

DIABETES TIPO 1

Tem relação com o sistema autoimune. Normalmente esse tipo de diabetes é identificado na infância ou adolescência. As células responsáveis pela defesa do organismo atacam as células saudáveis. “A produção de insulina pelo pâncreas é praticamente nula”, explica a endocrinologista.

DIABETES TIPO 2

Acontece quando o corpo não aproveita a insulina produzida de forma certa. Normalmente esse tipo de diabetes está relacionado ao sobrepeso, obesidade, sedentarismo, triglicerídeos elevados e hipertensão. É mais comum a partir dos 50 anos.

PREVINA O DIABETES

– Adote uma alimentação saudável, controle os doces.

– Pratique atividades físicas

– Mantenha o peso normal

– Monitore o açúcar no sangue

– Evite álcool e cigarro

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -