O estresse é uma reação normal do nosso organismo para adaptação de novas situações. Contudo, essas reações orgânicas e psíquicas podem provocar desequilíbrio no organismo se forem exageradas em intensidade ou duração e causar doenças.
Os principais sintomas do estresse são: dores de cabeça, indigestão, dores musculares, insônia, taquicardia, alergias, queda de cabelo, mudança de apetite, gastrite, dermatoses e esgotamento físico.
Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física.
A manutenção de um estado de estresse por longos períodos pode ser prejudicial à saúde. Os resultados de níveis elevados de cortisol podem ser um aumento nos níveis de açúcar e pressão arterial e uma diminuição da libido.
Às vezes, o estresse pode ser uma força positiva, motivando o indivíduo a performar melhor em seu recital de piano ou em uma entrevista de emprego. Outras vezes, porém, como quando você está preso no trânsito das grandes cidades, o estresse pode ser uma força negativa.
Para maior controle do estresse atitudes simples como relaxar, ouvir uma boa música, respirar, expressar as emoções e sorrir mais garantem uma boa qualidade de vida e um bom controle do estresse. Que tal tirar um tempo para realizar atividades prazerosas que você não realiza há algum tempo?
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras