O Amazonas é o maior produtor de ovos da região Norte e o quinto maior do Brasil. Além de Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara também fazem parte dos principais municípios de produção de ovos. Em 2019 o estado produziu cerca de 1,3 milhões de caixas de ovos, cada caixa contem 360 unidades de ovos, segundo a estatística do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam).
A Secretaria de Estado e Produção Rural (Sepror) acredita que em 2020 haverá um crescimento de aproximadamente 28% na produção de ovos. A zootecnista Meyb Seixas, coordenadora de pecuária da Sepror, explica que essa expectativa de crescimento é pela facilidade que a avicultura proporciona, por não ocupar grandes áreas e pelo aumento de investidores nesse mercado.
Por conta desse aumento na produção e nos produtores, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), junto à Sepror, lembram a importância dos produtores certificarem os empreendimentos no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), para que exista uma garantia na qualidade dos produtos, de acordo com os padrões de segurança alimentar. E essa certificação da a possibilidade de colocar o produto nas redes de supermercados, tornando-o mais visível e comercializado.
Atualmente, 36 entrepostos de ovos no Amazonas possuem o Selo de Inspeção Estadual (SIE) e cerca de 60 estão em processo de certificação.
Reportagem: Marcelo Orlando