Especialistas em Pediatria discutem o uso de antibióticos no tratamento de crianças

A Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped), em parceria com a Unimed Manaus e o Conselho Regional de Medicina (CRM), realiza nesta sexta-feira (29) e sábado (30) a “Jornada Amazonense de Antibióticos na prática Pediátrica e de Neonatologia”, com a presença de especialistas nacionais na área.

O evento tem o objetivo de atualizar os profissionais sobre a utilização de antibióticos no tratamento de crianças e discutir as consequências do uso indiscriminado desse tipo de medicamento. A Jornada acontece no auditório do CRM, na avenida Raimundo Parente, no bairro de Flores. Na sexta-feira (29), o evento é de 15h às 22h e no sábado (30) de 8h às 18h.

A presidente da Seped e médica pediatra da Unimed Manaus, Elena Marta Amaral, ressalta que os antibióticos representam uma evolução terapêutica, seja clínica ou cirúrgica. Porém, o uso indiscriminado desse tipo de medicamento tem levado ao surgimento de bactérias multirresistentes, difíceis de serem combatidas com os tratamentos disponíveis.

Helena Marta explica que a resistência aos tratamentos com antibióticos é um problema que tem ocorrido em todo o mundo. “Os antibióticos são uma importante arma contra os vários tipos de infecções existentes, mas seu uso deve ser feito com orientação de um profissional, que vai saber a dosagem certa e o tempo de tratamento indicado”, frisou.

Nesta sexta-feira (29), a programação inicia com as seguintes palestras: “Tratamento das infecções graves de partes moles em recém-nascidos e crianças”, “Síndrome do choque tóxico estafilo e estreptocócico” e “Síndrome da pele escaldada X Síndrome de Stevens Johnson”, com Jaques Sztajnbok, coordenador da UTI Pediátrica do Hospital da Cruz Azul, de São Paulo, e médico assistente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto da Criança, espaço que funciona dentro do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/USP).

Ainda nesta sexta-feira, o pediatra Alfio Rossi Jr, do Hospital das Clínicas de São Paulo, irá ministrar a palestra “Infecções respiratórias superiores e inferiores por pneumococo: Ainda há espaço para Penicilina? Qual a dose? Por quanto tempo?”.

No sábado (30), Jaques Sztajnbok falará sobre “Sepse que não responde aos antibióticos: Síndrome hemofagocítica” e “Abordagem das infecções invasivas por Candida na UTI neonatal e pediátrica: Profilaxia e tratamento”. Alfio Rossi Jr discutirá os temas “Infecções ambulatoriais que não respondem ao tratamento com o antibiótico inicial” e “Sepse neonatal precoce ou tardia: Uso racional de antibióticos”.

As inscrições para Jornada podem ser feitas pelos telefones 99142- 2700/ 3184-4614 ou pelo email seped.am@gmail.com.

 

Reportagem: Redação

 

 

- PUBLICIDADE -