O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazõnia) realiza uma série de atividades, entre os dias 14 e 18/10, para promover divulgação científica e popularização da Ciência por meio de rodas de conversas, palestras, exposições e oficinas que abordarão temas ligados à temática da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), em todo o País. O tema este ano será “O Bioma Amazônico e a Mudança Climática”. A Fiocruz participa anualmente da iniciativa, buscando sempre ampliar o alcance das suas atividades, junto às escolas da rede pública e parceiros na capital e interior. Este ano, o ILMD/Fiocruz Amazônia estará presente no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Manauara Shopping, em Manaus, na Escola Estadual de Tempo Integral Presidente Figueiredo, no município de Presidente Figueiredo, e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Amazonas (IFAM), Campus Tabatinga, no Alto Solimões.
As ações integram o Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas (POP CT7I), edital 003/2024, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). “O objetivo é receber ou ir até alunos de escolas da rede pública de Manaus e interior, como atividades variadas para falar de diferentes temas como vacinação, saneamento básico, ações de ciência e tecnologia realizadas pela Fiocruz Amazônia para nossa população, exposições interativas mostrando insetos e microrganismos, além dos trabalhos sociais desenvolvidos com os povos originários e população ribeirinha, característicos da nossa região, nos territórios em que trabalhamos”, explica a diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes. Em Tabatinga, as atividades acontecerão nos dias 14. 15 e 16/10; em Presidente Figueiredo, dia 17/10, e no Espaço Ecam, nos dias 17 e 18/10. “Todos juntos na árdua tarefa de defender a Ciência e promover sua popularização”, ressaltou a diretora.
No IFAM -Campus Tabatinga, as atividades serão realizadas para os estudantes dos cursos do Ensino Técnico Integrado. A instituição possui aproximadamente 430 alunos matriculados nos quatro cursos técnicos, vinculados ao Ensino Médio oferecidos pela instituição (Meio Ambiente, Informática, Administração e Agropecuária). Serão realizadas mostras de vídeos e podcast DigiCiência e OuvirCiência; rodas de conversa “Meninas e Mulheres na Ciência”, sobre o tema “Biomedicina: da pesquisa à comunidade, “Educação ambiental e Doenças de Veiculação Hídrica”, “Importância da qualidade da água”, “Importância da lavagem das mãos”, “Saúde Indígena: Vigilância alimentar e nutricional”. As atividades acontecerão das 9h às 11h e das 13h às 15h.
Na Escola Estadual Presidente Figueiredo, serão exibidas também as mostras de vídeos e podcasts DigiCiências e OuvirCiência, as rodas de conversa sobre Meninas e OuvirCiência, as rodas de conversa sobre Meninas e Mulheres na Ciência, Explorando o Mundo Invisível, Farmacêutico por um Dia, Estudos com HIV e Tapetão dos ODS e a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. No Espaço ECAM, em dois horários, das 10h às 12h e das 13h às 17h, os alunos de escolas públicas convidadas poderão conferir as exposições “Metamorfose dos insetos”, “Aventura Molecular” e “Estações Disseminadoras de Larvicidas”, além da mostra de vídeos do DigiCiência e OuvirCiência e o Tapetão das ODS e a Obsma. O Espaço Eccam fica localizado no piso Açaí, do Manauara Shopping.
FONTE: Fio Cruz Amazônia