Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.
MANUTENÇÃO DE UMA BOA HIGIENE BUCAL SAUDÁVEL
1 – Escovar a frente dos dentes com movimentos circulares, massageando a gengiva suavemente;
2 – Escovar atrás dos dentes com movimentos circulares;
3 – Escovar a parte de cima dos molares;
4 – Escove a língua de trás para a frente para eliminar a saburra, que é a placa bacteriana que se forma na parte posterior da língua.
A escovação deve ser feita suavemente para não danificar o esmalte do dente. Caso sangre a gengiva, isso indica a presença de placa bacteriana. Uma boa escovação elimina a placa.
USANDO O FIO DENTAL CORRETAMENTE
1 – Corte um pedaço do fio e enrole em um dedo de cada mão;
2 – Passe o fio devagar entre os dentes até encostar na gengiva;
3 – Enrole um pedaço usado no dedo, para que possa passa a parte limpa.
DOENÇA PERIODENTAL
As bactérias presente na placa bacteriana inflamam a gengiva, causando a gengivite, uma das grandes responsáveis pela perda de dentes. Halitose ou mau hálito é a exaltação de maus odores pela boca. Por isso é importante a escovação da língua para remover a saburra.
HÁBITOS NOCIVOS
FUMO: O cigarro libera pigmentos que mancham os dentes.
BEBIDAS ALCOÓLICAS: O álcool é um fatos de risco para p câncer bucal.
DROGAS; As drogas como cocaína danificam os dentes.
CÂNCER BUCAL; É de fácil tratamento desde que diagnosticado em fase inicial. O fumo e o álcool pode causar câncer bucal.
EXPOSIÇÃO SOLAR: Pode causar câncer de pele ou lábio. Use protetor solar para pele e labial.
DOENÇAS MAIS COMUNS
AFTA: Caracteriza por erosão em qualquer local da cavidade bucal. Causas mais comuns são traumas, alimentos ácidos e etc.
HERPES: É uma doença transmissível causada por vírus.
BRUXISMO: É o hábito de ranger os dentes durante o sono.
PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL
O flúor está presente nos cremes dentais e enxaguatórios bucais. Também está presente na água de abastecimento.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras
Foto: Divulgação