Mundo da medicina: O sol mata micróbios mesmo dentro de casa

Pesquisadores de Harvard e da Universidade do Oregon recolheram poeira de casas na região de Eugene, no Oregon, e a colocaram em salas expostas aos raios visíveis do sol, à sua luz ultravioleta e a nenhuma luz. Noventa dias depois, as salas escuras tinham o dobro de bactérias vivas das salas ensolaradas, inclusive bactérias ligadas a patógeneos respiratórios, enquanto as salas com luz ultravioleta tinham um pouco menos bactérias do que as salas com luz visível. Portanto, é bom lembrar, sair ao ar livre faz bem à saúde em vários aspectos, mas até em casa é preciso deixar o sol entrar.

TRATAMENTO PARA PSORÍASE PODE EVITAR INFARTOS

Num estudo recente com 84 pacientes com psoríase, doença inflamatória crônica da pele, os que foram tratados com medicamentos biológicos (produzidos por organismos vivos ou que contêm elementos desses organismos) apresentaram menos placas nas coronárias. Formadas de gordura, colesterol e outras substâncias, as placas coronárias podem obstruir artérias e provocar infartos. O tratamento biológico, além de reduzir o volume das placas em 40% em um ano, também as tornou menos inflamatórias, diminuindo ainda mais o risco de infarto.

VINCULO ENTRE HERPES E ALZHEIMER

Será que aquele herpes chato é responsável pela falta de memória? Um grande número de pesquisas indica que há um vínculo entre vários vírus do herpes simples e o surgimento da doença de Alzheimer. Num estudo, pelo menos 70% dos idosos, inclusive os com doença de Alzheimer, tinham HSV-1 (o vírus do herpes simples) no cérebro. Além disso, os que tinham tanto o HSV-1 quanto o gene APOEe4, que já foi ligado ao Alzheimer, apresentaram probabilidade muito maior de desenvolver a doença cerebral do que quem não tinha nenhum dos dois.

Enquanto isso, uma análise de 2018 de quase 1.000 cérebros de bancos de cérebros mostrou uma ligação forte entre a doença de Alzheimer e os vírus do herpes humanoHHV-6A e HHV-7, que causa roséola em crianças. Embora nenhum desses estudos prove que o vírus do herpes provoque Alzheimer, um terceiro estudo constatou que os pacientes infectados com herpes que buscaram tratamento antiviral (com medicamentos como aciclovir) reduziram em dez vezes o risco de apresentar demência mais tarde.

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -