O perigo do coronavírus para quem tem diabetes

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Dentre os casos de morte pela infecção, chama a atenção o fato de ocorrerem em pessoas que já tenham algum grau de comprometimento da saúde, como idosos, pessoas acamadas e portadoras de doenças crônicas. Na China, cerca de 20% das pessoas contaminadas que deram entrada em hospitais tinham diabetes. Dentre os casos de morte, até 10% são de pacientes com diabetes.

Diante da ameaça do coronavírus, cabe lembrar que o diabetes fora de controle aumenta os estragos provocados por essa e outras infecções. Convém se proteger.

Entre os cuidados específicos que os diabéticos devem tomar está o controle dos níveis de glicose no sangue, chave para a redução do risco de quadros graves pelo coronavírus. Portanto, monitorar frequentemente a glicemia e ajustar medicações em geral ou insulinas – sempre com orientação médica – são procedimentos que podem prevenir complicações não apenas desta nova virose como também do próprio diabetes.

Além do controle metabólico adequado do diabetes, também são indispensáveis uma boa alimentação e higiene do sono, associadas às medidas de higienes das mãos e isolamento social, sugeridas para toda a população para a prevenção da infecção pela Covid-19.

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -