O governador de Roraima, Antonio Denarium (PSL), exonerou o secretário de Saúde, Francisco Monteiro Neto, o ato foi comunicado em coletiva de imprensa, realizada ontem, dia 2. Este é quinto titular da Secretaria de Saúde (Sesau) exonerado desde o início do atual governo.
O governador justificou a exoneração do agora ex-secretário de Saúde, Francisco Monteiro, afirmando que ele não seguiu o rito que a lei determina no processo de aquisição de respiradores, para atender pacientes com covid-19 em Roraima.
Os respiradores foram comprados por R$ 6 milhões, e o valor foi pago antecipadamente pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Monteiro afirmou durante a coletiva que o pagamento antecipado tem sido um procedimento seguido por outros estados.
“Minha intenção foi a de salvar vidas, e não tenho dúvida que agi de maneira correta, se fosse necessário faria da mesma forma, mas reconheço meu ato como imprescindível nesse momento”, justificou o ex-secretário de Saúde.
Denarium afirmou que ele próprio acionou a Controladoria Geral do Estado para auditar o processo de compra dos respiradores.
“Reconheço a boa intenção do Monteiro, mas ele não cumpriu os ritos processuais legais e eu não tive conhecimento desse pagamento antecipado, por isso será exonerado do cargo. Nós já solicitamos da empresa o reembolso do valor pago, para que possamos efetuar nova compra dos equipamentos”, afirmou o chefe do Executivo.
Ainda segundo Denarium, os 50 respiradores que o estado recebeu na semana passada, começarão a funcionar de imediato nas unidades hospitalares.
Quem assume o cargo de secretário de Saúde, é Olivan Junior que, até então, ocupava o cargo de secretário de Segurança Pública.
Com a saída de Olivan Júnior da Sesp, o cargo de secretário está vago, e segundo informações, o novo nome que assumirá a pasta só será divulgado na próxima segunda-feira, 4.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras