Saúde: Cuidado com os olhos neste verão

Já estamos no famoso verão amazônico, aquele calorzinho que aproveitamos para ir pegar sol e tomar banho de piscina ou até mesmo ir ao flutuante, porém, é importante lembrar de ter certos cuidados com os nossos olhos para evitar futuros problemas oculares. É nessa época que a incidência de raios ultravioleta (UVA e UVB) é mais alta. É muito importante sair de casa com óculos de sol, também é necessário sair usando o acessório nos dias nublados.

O oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos explica que é possível adquirir no mínimo nove doenças oculares por conta dessa exposição: “A exposição exagerada aos raios solares pode causar, no mínimo, nove doenças oculares: câncer de pele, câncer da conjuntiva (membrana mucosa e transparente que reveste e protege o globo ocular), pinguécula (espessamento da conjuntiva), pterígio (fibrose da conjuntiva), ceratite (inflamação da córnea), catarata (opacificação do cristalino), degeneração do vítreo (responsável por manter a forma esférica do olho), retinopatia solar (queimadura da retina) e degeneração macular (deterioração da visão central).”

É importante evitar os óculos baratinhos vendidos em praias e comércios, “pois eles geralmente são copias de grandes marcas e não oferecem nenhuma garantia para a saúde ocular”. O especialista lembra que os óculos devem se ajudar bem ao rosto para evitar qualquer penetração pelas laterais. E que as crianças também devem ter essa proteção ocular. “Os pais, às vezes, têm dois ou três óculos de sol para usar, mas acham natural que o filho saia de casa sem qualquer proteção ocular. Trata-se de um erro grave, porque os efeitos nocivos do sol são cumulativos e podem se manifestar a qualquer momento. Por isso, toda criança deve ter bons óculos de sol incluindo os bebês e deve ficar à sombra entre 10h e 16h, período em que os raios UV são mais fortes. Chapéus e bonés também devem ser usados nesses casos”.

Reportagem: Marcelo Leonardo

- PUBLICIDADE -