Que as mulheres tendem a cuidar mais da saúde que os homens não é novidade, porém para muitas, falar em hábitos saudáveis pode assustar e parecer algo distante de ser conseguido. Felizmente, quando falamos em alimentação saudável e um rotina de exercícios não estamos falando de restrições e vigilância o tempo todo, comer chocolate, por exemplo, também pode fazer parte dessa rotina.
E não é que o exames ginecológicos e cardiológicos não sejam importantes. Eles são. Mas dar atenção às necessidades do corpo, estar atenta a própria saúde e identificar os hábitos que podem ser nocivos ao corpo são importantes para manter a saúde integral do organismo.
Pensando em te ajudar a desenvolver esses hábitos saudáveis, o Côrtes Villela separou 6 dicas simples, para você começar a implementar ainda hoje:
1 – Deixe o prato mais colorido
Os dados do Ministério da Saúde mostram que um em cada cinco brasileiros está acima do peso, e isso serve de alerta para a população, afinal, a obesidade pode aumentar os casos de pessoas hipertensas e diabéticas. Por isso manter uma alimentação equilibrada é tão importante. E quanto mais colorido for o seu prato, significa que maior é a variedade de nutrientes que encontramos nele.
2 – Faça testes de colesterol e açúcar no sangue com periodicidade
A maioria das mulheres ficam muito preocupadas com o câncer de mama e acabam se esquecendo do coração, que é um dos grandes vilões da saúde feminina. E colesterol alto pode indicar que você está em risco de ter um problema cardíaco, portanto não se descuide desse exame.
Outro exame importante é o da glicemia, que mede os níveis de açúcar no sangue. Níveis altos de açúcar são muito nocivos a saúde. Exercício físico regular e quantidade altas de fibras na dieta, aliados ao consumo de carboidratos saudáveis, podem manter o açúcar no sangue dentro da faixa de segurança.
E se você não sabe como estão seus níveis de Glicose e Colesterol, agende sua coleta de sangue no Côrtes Villela e descubra!
3 – Faça exercícios físicos regulares
Não precisa ser muito tempo. Apenas 30 minutos de exercícios cinco vezes por semana, é o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para você deixar de ser sedentária e começar a levar uma vida mais ativa. Daí vale caminhar, andar de bicicleta, fazer natação, alongamento, subir e descer escadas ou qualquer outro exercício físico que você goste.
Ter uma rotina de exercícios te ajuda a se sentir mais animada e com mais disposição, melhora o humor e, se o exercício for mais intenso, você ainda pode perder aqueles quilinhos extras que estão te incomodando.
4 – Cuide da saúde mental
Não é só a saúde física que precisa de atenção, a saúde mental também é muito importante para levar uma vida mais saudável. É preciso identificar precocemente os sintomas psíquicos e procurar ajuda especializada.
Sintomas de depressão, outros transtornos mentais necessitam de atenção e cuidado, como os de ansiedade, insônia, estresse e transtornos alimentares podem gerar doenças de ordem física e aumentam os riscos de doenças cardíaca.
5 – Faça o autoexame e a mamografia
Explicamos no texto Outubro Rosa – Tudo que você precisa saber sobre câncer de mama quais são os fatores de risco, os sintomas e os tratamentos para quem tem essa doença, mas o melhor tratamento é sempre a prevenção.
Portanto, faça o autoexame uma vez por mês, logo após o período menstrual e, se você tem mais de 40 anos, faça o exame de mamografia conforme as orientações do seu médico. Assim você conseguirá ter um diagnóstico precoce e aumentar as suas chances de cura.
6 – Mantenha o cartão de vacinas em dia
Se você é daquelas que não sabem nem onde está o seu cartão de vacinas, cuidado. A vacinação é o que previne doenças sérias, contagiosas e que podem levar ao óbito. Manter o cartão de vacinas atualizado é muito importante para afastar doenças como a gripe, o HPV, a febre amarela, entre tantas outras.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras