A imunidade é a proteção de seu organismo contra doenças ou infecções que podem vir a agredir seu organismo. E quando ela está baixa, seu organismo se torna enfraquecido e desprotegido para eventuais “ataques” de bactérias e vírus que estão presentes em todos os lugares. Para melhorar a imunidade é de extrema importância o consumo equilibrado de todas as vitaminas e minerais básicos para o bom funcionamento do organismo, e isso as pessoas tem acesso através de uma alimentação saudável e balanceada.
A qualidade da vida também ajuda bastante. Reduzir o estresse, dormir bem, não exagerar no consumo de álcool, evitar o fumo e praticar exercício com frequência são algumas das dicas.
ALARANJADOS E AMARELOS
Vegetais e frutas nessa coloração, são fontes riquíssimas de vitaminas A, C e E e flavonoides. Esse time, são importantes antioxidantes que combatem os efeitos negativos dos radicais livres e tem propriedades anti-inflamatórias.
São eles: cenoura, abóbora, mamão, laranja, tucumã, pupunha, tomate e maracujá.
VERDES ESCUROS
São fontes importantes de ácido fólico e vitaminas A e do complexo B. Eles possuem papel importante na formação das células imunes e participam da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Exemplo: brócolis, couve, alface roxa, rúcula, agrião e espinafre.
AÇAFRÃO & GENGIBRE
Possui importante ação bactericida, além de boas doses de vitamina B6 e C. É uma importante fonte de antioxidantes e compostos bioativos que podem inibir as respostas inflamatórias e o estresse oxidativo. Pode ser utilizado em sopas, sucos, temperando o frango ou fervendo na água para tomar como um chá.
OLEAGINOSAS
São fontes poderosas de: complexo B, vitamina E, zinco, selênio, ômegas-3 e 6, entre outras. Eles juntos se tornam um importante time de antioxidantes, que fortalecem nosso sistema imune e combate nosso organismo contra inflamações. Exemplos: Castanha-do-Brasil, Amendoim, nozes e Amendoas.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras