Scratch day acontece nesta sexta feira (24) na UEA

A data foi marcada para celebrar o aniversário do Scratch, um software gratuito que permite a elaboração de programas complexos por meio de comandos simples.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza nesta sexta-feira (24), o Scratch day, evento que  reúne fãs de tecnologia ao redor do mundo. Em Manaus, o encontro começa às 13h e vai até as 18h na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA).

Na programação estão previstas Apresentação de trabalhos, submissão de trabalhos, área geek maker, oficinas e jogos.

O que é o Scratch Day?

O Scratch é uma linguagem de programação em Bloco, parecido com os blocos de montar
“lego”, foi desenvolvido pelo Media Lab do MIT com o propósito de incentivar o Letramento Digital e o conhecimento Computacional de Jovens e Crianças. Através desta programação em blocos os usuários conseguem desenvolver jogos, animações, programas interativos.
Com o avanço da tecnologia digital a educação entrou em um processo de revolução,
desenvolvendo novos processos de ensino-aprendizagem e estratégias pedagógicas para preparar os alunos Nativos Digitais, ou seja, aqueles que nasceram e têm contato direto com essas novas mídias digitais. Para o professor de Educação Física não ficar de fora deste processo é importante curso, oficinas e eventos como o Scratch Day para aprimorar seus conhecimentos.

JUSTIFICATIVA

O professor de Educação Física precisa está preparado para os desafios do mercado do
trabalho, com o avanço tecnológico e a redução dos preços de materiais tecnológicos que há algum tempo atrás era muito caro ou quase inacessível, surgem novas estratégias de
ensino-aprendizagem tornando as aulas mais dinâmicas e prendendo a atenção e concentração do aluno por mais tempo. O Scratch pode despertar o interesse dos alunos nas disciplinas do ensino regular através da criação de jogos virtuais educacionais. O letramento digital tem como foco ensinar jovens e crianças programação de uma forma mais simples e descomplicadas.

Os profissionais que irão atuar na rede de ensino público ou privado serão capazes de
utilizar essa plataforma dentro de suas aulas de educação física ou de forma interdisciplinar, com professores de outras disciplinas. É observado nas escolas a relação dos alunos com a tecnologia em seu cotidiano, as aulas de educação física podem se mais tornar atrativas, e o processo de ensino aprendizagem mais eficaz.

As inscrições gratuitas podem ser feitas no site do evento.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAoNW-0j9gnt6GMt9cuc1RZoakSiBPddaDxFrl9Qd6xs-v-Q/viewform

Amazônia sem Fronteiras/ Taísa Passos

- PUBLICIDADE -