Localizado à margem direita do médio Amazonas e a 218 quilômetros de Manaus, o município de Urucurituba é repleto de belezas naturais e um lugar calmo. Com 43 anos de existência, Urucurituba tem como a principal atividade econômica a produção do Cacau, tendo uma festa em comemoração à colheita do fruto.
A cidade faz fronteira com os municípios de Urucará, Itacoatiara, São Sebastião do Uatumã, Parintins, Silves, Itapiranga, Barreirinha e Boa Vista do Ramos. O município possui uma das faunas e floras mais completas da região, que traduz toda sua magia, por meio de lagos imensos, paranás e exuberante floresta.
Urucurituba fazia parte do município de Itacoatiara até junho de 1935. Os índios das tribos Mundurucus e Maués foram os primeiros habitantes da região. A primeira sede do município foi em um sítio de Cacaueiros. Depois de 68 anos, a sede da cidade foi transferida definitivamente para um lugar denominado Tabocal, por meio do decreto legislativo municipal de número 02/75 e inaugurada em 24 de janeiro de 1976, data que é considerada oficialmente o aniversário da cidade.
Atualmente as principais atividades do município é agropecuária, plantação de mandioca, pesca artesanal e a plantação de Cacau. Urucurituba é a quarta colocada no ranking de maiores produtores da fruta no Amazonas.
Além da tradicional Festa do Cacau, o município também tem o seu Festival Folclórico, conhecido pela disputa entre as quadrilhas juninas e dos bois bumbás Estrela Azul e Touro Branco.
PRINCIPAIS FESTAS DA CIDADE
25 de janeiro: Festa da Cidade
1º de maio: Festa de São José Operário
1º de maio: Festa do Cacau
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras